Desempenho das Exportações Brasileiras de Grãos

Fechamento Setembro / 2015

SOJA
As exportações brasileiras de soja em grão totalizaram no mês de setembro 3 milhões de toneladas embarcadas, volume 90% superior ao embarcado em setembro do ano passado. No ano, as exportações acumulam um total de 48,8 milhões de toneladas.
A expectativa é de que até o final do ano seja embarcado um volume total de 52 milhões de toneladas, estabelecendo um novo recorde para o setor.
Apesar da cotação da soja estar em níveis muito abaixo daqueles praticados nas últimas safras, a desvalorização do real frente ao dólar vem favorecendo as exportações brasileiras, que passaram a ser mais competitivas no mercado internacional, devido à variação cambial, principalmente para o mercado chinês, maior país importador da soja brasileira.
A greve dos fiscais federais agropecuários foi motivo de grande preocupação do setor mas, segundo noticias recebidas hoje de pessoas ligadas ao governo, há grandes chances de que cesse o movimento grevista, ainda hoje, após reunião agendada para esta tarde.

MILHO
Os embarques de milho continuaram em ritmo forte, fechando o mês de setembro com um total de 4,6 milhões de toneladas exportadas, 82% acima do resultado obtido no mesmo mês em 2014. O acumulado das exportações de milho no ano totaliza até o momento um volume de 14,9 milhões de toneladas, 34% a mais do que o observado no mesmo período no ano passado.
Nossa projeção é de que até o fim de dezembro sejam exportadas mais 15 milhões de toneladas, aproximadamente, estabelecendo assim um novo recorde de exportação também para o milho, com cerca de 30 milhões de toneladas embarcadas no ano.
Elaboração: ANEC

logo

Contato

  • Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656
    8º andar -Conj 8 A
    Jd. Paulistano -São Paulo - SP - Brasil
  • (11) 3039-5599 | (11) 3039-5597