Desempenho das Exportações Brasileiras de Grãos

Fechamento Novembro / 2016

Desempenho das Exportações Brasileiras de Grãos – Fechamento Novembro /2016

SOJA

Com os baixos volumes de soja disponíveis ao final da safra 15/16, as exportações da oleaginosa em novembro registraram um volume de 289 mil toneladas embarcadas, bem abaixo do volume de 1.7 milhão de toneladas exportadas em novembro de 2015. As perdas do setor produtivo de soja neste ano, que reduziram significativamente os estoques da commodity, e a entrada da soja americana no mercado internacional a partir de outubro, são fatores determinantes para que os volumes de soja exportados pelo Brasil neste fim de ano sejam aquém dos registrados em anos anteriores.

No acumulado do ano, o Brasil exportou um total de 49.8 milhões de toneladas de soja, valor este 5% menor do que o verificado no mesmo período, de janeiro a novembro, no ano passado.

A China segue como principal mercado internacional para a soja brasileira, sendo destino de aproximadamente 75% do total embarcado pelo Brasil em 2016.

Cerca de 390 mil toneladas de soja já se encontram nos portos, aguardando a atracação dos respectivos navios e liberação de embarque, ainda este ano.

O país deverá encerrar o ano de 2016 com cerca de 50 milhões de toneladas de soja embarcadas entre 01 janeiro e 31 dezembro.

MILHO

As exportações de milho em novembro registraram um volume de 1.03 milhão de toneladas. Devido as perdas na safra, que atingiram a produção de milho ainda mais severamente que a soja, os volumes embarcados no segundo semestre deste ano estão bem inferiores aos registrados em anos anteriores, em situações normais de safra.

No acumulado do ano, as exportações de milho totalizam um volume de 16.7 milhões de toneladas embarcadas entre janeiro e novembro.

Ao menos 707 mil toneladas de milho se encontram em situação de aguardo à atracação de navios nos portos do país, para embarque e exportação ainda neste mês de dezembro.

Nossa estimativa é de que as exportações de milho encerrem o ano com um volume entre 18 e 19 milhões de toneladas embarcadas. 

Elaboração: ANEC

logo

Contato

  • Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656
    8º andar -Conj 8 A
    Jd. Paulistano -São Paulo - SP - Brasil
  • (11) 3039-5599 | (11) 3039-5597