Desempenho das Exportações Brasileiras de Grãos

Fechamento Novembro / 2015

SOJA

O mês de novembro superou as expectativas de exportação no período, que geralmente é de baixa movimentação devido à proximidade do fim da safra, e fechou com um total de 1.7 milhões de toneladas embarcadas. Este volume é mais de 1.5 milhões de toneladas acima do embarcado no mesmo mês em 2014, e a segunda maior marca já verificada neste período, sendo que somente em 2011 tivemos volumes de exportação superiores a 1.7 milhões para o mês de novembro.
Devido a esse grande desempenho em novembro, o acumulado das exportações de soja no ano já superaram as nossas expectativas de embarque para todo o ano de 2015, atingindo a marca de 52.6 milhões de toneladas de janeiro a novembro. Com este resultado, o total de soja exportado em 2015 deverá ser superior a 53 milhões de toneladas.

MILHO

Os embarques de milho no mês de novembro mantiveram o ritmo forte verificado em outubro, e somaram novamente um volume de mais de 4.9 milhões de toneladas exportadas, 35% superior ao volume total embarcado em novembro de 2014.
No acumulado do ano, o volume de milho exportado totaliza 24.9 milhões de toneladas, sendo esta já a segunda maior marca de exportação de milho já registrada em toda a história num mesmo ano, somente atrás do ano de 2013, onde foram exportadas 26.6 milhões de toneladas de janeiro a dezembro daquele mês. Desta forma, devemos até o final de 2015, estabelecer um novo recorde de exportação para o milho durante um mesmo ano, chegando a um total próximo de 30 milhões de toneladas.
Com destaque no aspecto logístico, cabe apontar a maior utilização de portos antes não tão demandados para o escoamento do milho, como os portos de Itaqui(São Luis) e Barcarena(Vila do Conde) que contribuíram com um incremento de mais de 2 milhões de toneladas embarcadas em 2015, em comparação com o exportado por estes mesmos portos no ano passado. Soma-se a este fator o grande desempenho do porto de Santos, que até o momento embarcou 5.4 milhões de toneladas a mais que em todo o ano de 2014, e que vem dedicando praticamente toda sua movimentação nos terminais de granéis sólidos para o escoamento do milho.

Elaboração: ANEC

logo

Contato

  • Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656
    8º andar -Conj 8 A
    Jd. Paulistano -São Paulo - SP - Brasil
  • (11) 3039-5599 | (11) 3039-5597